Sustentabilidade e Resultados Financeiros

Sustentabilidade e rentabilidade: como se relacionam

A cada dia que passa, as empresas precisam entender que seu negócio vai muito além de seu segmento, e existe uma necessidade crescente de entender a chamada reputação corporativa. Isso significa que as pessoas que investem nas empresas precisam entender também a sua reputação e sua abordagem em sustentabilidade para que possa ter maior rentabilidade no mercado de capitais.

A sustentabilidade e o mercado de capitais são atividades bem próximas, porém, as pessoas muitas vezes não fazem essa associação e vêem a sustentabilidade ainda como uma questão meramente ambiental.

Exxon Valdez

O Exxon Valdez foi um acidente que ocorreu no Alasca na década de 80, e que gerou um problema muito sério de desastre ambiental. Nesse caso, a multa que foi aplicada à empresa foi então convertida em um fundo, onde seu rendimento era necessário para limpar o estrago feito pelo derramamento de petróleo.

exxon-valdez

Fundo de investimento é um instrumento para a sustentabilidade, mas existem vários outros instrumentos financeiros que podem ser utilizados para perseguir a sustentabilidade.

Assim, toda a costa da região foi limpa com o rendimento proveniente desse fundo. Atualmente, ele ainda existe e é responsável por manter aquela população estável. No Brasil, existem vários exemplos nos quais esses tipos de fundos poderiam ser utilizados, como no caso de Nova Friburgo, por exemplo. Muitas vezes acabamos recursos públicos e privados são utilizados sem que haja uma visão sistêmica de todo o processo. Se isso fosse feito através de alguns fundos, a aplicação desse capital poderia ser de muito melhor serventia para a população em geral.

No fundo de investimentos tem-se uma certa guarnição que pode ser criada ao redor de uma  marca ou de uma empresa, desde que seja possível demonstrar aos acionistas e aos consumidores que, de fato, esta empresa realiza práticas sustentáveis.

Nas empresas, o gerente financeiro deve conversar com o gerente de meio ambiente e também com o gerente de Recursos Humanos. Muitas vezes, mesmo trabalhando na mesma empresa, esses profissionais nem sequer se conhecem, e isso está muito relacionado com a própria fragmentação da educação, onde os profissionais acabam sendo treinados para realizar atividades muito especificas, e não percebem o cenário como um todo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *