O Que é Inovação e Por que Inovar?

Inovação é a palavra da vez, seja para os estudante, os funcionários de empresas públicas e privadas, e principalmente para os empreendedores, a inovação pode ser o diferencial, o ponto que falta para o sucesso, mas, afinal de contas…

O que é inovação?

inovacaoPor quais motivos a Califórnia é considerada o estado mais desenvolvido dos Estados Unidos? E por que razão o Sudeste é também uma das regiões mais desenvolvidas do Brasil? Isso pode ser explicado pelo simples fato de que a criatividade e a inovação funcionam de forma mais intensa nesses locais.

Hollywood também é um exemplo de sucesso, já que cada filme produzido lá pode ser entendido como uma empresa, com todos seus riscos e investimentos, feitos sem a certeza de que o filme terá boa aceitação pelo público, sem saber se irá vender bem ou fazer sucesso. E a razão pela qual tantos filmes são produzidos em Hollywood é justamente porque a taxa de risco na Califórnia é menor do que em qualquer outro estado americano ou em outro país do mundo. Esse estado norte-americano pode ser visto como um dos poços de inovação e criatividade mais destacados do mundo.

Existe uma expressão que diz “Na Califórnia nós não temos que trabalhar para fazer um caso (“caso” do ponto de vista da palavra inglesa “case”), o que nós temos que fazer é abrir uma janela”. Isso porque o “case” na Califórnia vai direto para a vitória, para a supremacia. Assim, podemos pensar que essa disposição de inovar que se encontra nesse estado pode servir de exemplo para as pessoas em todo o mundo.

O empreendedor, por sua vez, pode ser entendido como o indivíduo que começa uma coisa nova. Porém, não é somente aquele que faz um grande empreendimento, mas também aquela pessoa que inova dentro da empresa em que trabalha, que cria valor e que se mantém estável, sendo um colaborador valioso para o sucesso da companhia.

E evidentemente, também é o indivíduo que cria, inova, busca soluções novas e, principalmente, é capaz de enxergar oportunidades e não perdê-las. Mesmo que não se saiba quais são exatamente as oportunidades ou se outras pessoas não acreditam nelas da mesma forma, deve-se ir atrás das coisas nas quais se acredita.

Os líderes, de maior ou menor escala, são extremamente necessários para tomar as iniciativas que fazem com que os empreendimentos possam existir e florescer. Para isso, eles devem ganhar a confiança do seu grupo, empreender nas situações, conduzir cada membro da equipe ao sucesso, trilhando, comemorando e avançando na direção do sucesso.

Além disso, devemos evitar fazer críticas em excesso, comportamento típico do brasileiro, que costuma fazer críticas muito mais do que enumerar o sucesso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *