Dicas para uma Boa Formação na Área de TI

Dicas sobre uma boa formação na área de TI

formacao-ti

1) Base da formação

Duas características fundamentais para o sucesso de um profissional de TI é que ele seja muito atento à necessidade do cliente, e que ele tenha um raciocínio lógico apurado. A base para o profissional de TI vem da faculdade, apesar disso, é necessário muito mais, os conhecimentos práticos são aprendidos no dia-a-dia, também com a realização de cursos, estudando sobre novas linguagens de programação etc.

O estudo formal, não apenas na faculdade, é o ponto de início, desde o estudo daquela pessoa curiosa, ou o estudo um pouco mais formal por um autodidata, seja por meio de um livro ou uma revista técnica.

2) Aperfeiçoamento contínuo

O profissional precisa estudar sempre estudando, pesquisando em fóruns, e um pré-requisito, além do conhecimento em algumas linguagens de programação, é o inglês, que é fundamental, até porque a maioria dos bons fóruns são em inglês.

O mercado de TI é bastante dinâmico, dessa forma, o profissional deve estar sempre se preparando, não dá para ficar restrito apenas ao que se aprende na faculdade, é necessário fazer cursos de aperfeiçoamento. Por exemplo, se o profissional for focado na linguagem Java, ele poderá adquirir certificações nessa área, que posteriormente poderão servir como cartão de visita do profissional.

3) Diferenciais

O grande diferencial na formação do profissional, é o “ter feito”, seja ter acertado ou errado, nessa área não há como fazer muita coisa sem errar, cedo ou tarde o profissional irá errar, e isso faz parte do aprendizado.

4) Especialização

O ensino superior dá muito embasamento para o aluno, mas não para o profissional de TI, é muito comum um profissional de TI buscar, já dentro da faculdade, uma especialização maior, alguns, por exemplo, optam por cursos de desenho artístico, que pode fornecer ao profissional um amplo conhecimento do que pode ser feito em relação ao design, por exemplo, à parte de construção e forma de um determinado objeto, que são exemplos de assuntos que geralmente não são vistos na faculdade.

5) Raciocínio Lógico

Um outro ponto fundamental é o conhecimento de raciocínio lógico por parte do profissional, até porque linguagem é sintaxe, mas lógica é algo que é adquirido na prática do dia-a-dia. Grande parte da computação é formada por matérias de ciências exatas, como matemática, física, cálculo, entre outras. Mesmo o aluno tendo em mente que posteriormente se tornará um analista de sistemas ou de banco de dados, essas matérias são fundamentais, pois podem ampliar seus horizontes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *