Crescimento do Mercado de Jogos Eletrônicos no Brasil

Mercado de jogos eletrônicos cresce no Brasil e gera empregos na área

industria-de-jogos-eletronicosEm um período de apenas 1 ano, houve o crescimento de cerca de 60% das vendas de games, esses números são animadores também para quem quer trabalhar nessa área, o Brasil já é o quarto maior mercado consumidor de jogos eletrônicos do mundo, mas faltam profissionais para dar conta de tanta procura.

As vendas movimentaram 1,6 bilhão em 2012, 60% maior do que o valor de 2011, as previsões para o mercado de trabalho também são animadoras, a expectativa é de crescer 13,5% nos próximos 5 anos. As funções mais procuradas são para designers e programadores de jogos para redes sociais e plataformas móveis, como celulares e computadores portáteis. 80% dos profissionais empregados têm nível superior, mas essa não é a principal exigência, o que o mercado precisa mesmo é de profissionais com experiência.

Hoje, no Brasil já existem alguns cursos mais especializados em design de jogos, mas é preciso ter cuidado, pois os bons cursos ainda são em número reduzido, um caminho interessante, para os que querem um conhecimento mais aprofundado de computação é fazer um curso de engenharia elétrica ou de engenharia de computação, ou mesmo de ciências de computação, e se aprofundar bastante, em paralelo com o curso de graduação, buscando especializações para a área de games.

Já para quem tem o perfil mais artístico, o ideal é procurar cursos na área de comunicação e artes, ou ainda de arquitetura, para assim desenvolver uma sólida formação na área de design gráfico e design audiovisual, tanto 2D quanto 3D.

A área de jogos é extremamente multidisciplinar, então, dependendo da área em que estes forem utilizados, pode haver o envolvimento de profissionais para a produção do game, como engenheiros de produção e administradores, principalmente se o game necessitar de uma certa complexidade, ou ainda profissionais de outras áreas, como por exemplo, publicitários e especialistas em marketing, e profissionais de áreas específicas dependendo do enfoque do game, como por exemplo, um game voltado para a educação.

Há uma modalidade no mundo dos games que pode ser usada tanto para entretenimento quanto para educação, e até mesmo para a prevenção de acidentes.  São jogos para ensinar gente grande: os trabalhadores, compondo uma espécie de game para aplicações sérias envolvendo a sociedade, principalmente relacionadas ao trabalho e à atividades essenciais da vida humana que podem trazer riscos, por exemplo, para profissionais que tenham de deixar a rede de distribuição de energia elétrica de São Paulo sempre funcionando. O treinamento do pessoal que faz a manutenção dos cabos de energia na cidade de São Paulo e em alguns municípios da grande São Paulo é também dentro de uma sala de aula. Passar pelas etapas do jogo, pode significar muito para a segurança desses profissionais, se houver erros, o próprio sistema avisa que eles estão em uma situação de risco, e nesse caso, no jogo, eles poderiam ter sofrido lesões graves que poderiam levar até mesmo à morte.

Quais as funções mais procuradas pela empresa?

  • Game designer, que é o equivalente ao roteirista de cinema na industria de jogos.
  • Artistas nas mais diversas funções.
  • Programadores, principalmente para a área de dispositivos móveis.

As empresas estão procurando esses profissionais muito fortemente nas universidades, mas cada vez formando essas pessoas dentro das próprias empresas.

Muitas aplicações na área de mobilidade tornam-se populares, principalmente para a área onde se consiga simular ambientes reais, seja para treinamentos específicos ou para a educação em geral, vale dizer que essa é uma área ainda praticamente inexplorada no Brasil.

O que o Brasil precisa fazer mais para crescer na área de games?

Um avanço importante é que o Brasil tem criado políticas no tocante ao desenvolvimento de software, sobre esse ponto vale dizer que muita das vezes é relativamente simples criar uma empresa de software, pois o proprietário tem recursos para tal, mas mantê-la funcionando e competitiva, inclusive para produzir visando o exterior, é muito difícil. Então, ao longo dos anos, houve bastante incentivo por parte do governo, e é muito importante que eles continuem.

Mas o fator essencial é atrair cada vez mais profissionais talentosos para a área, e para isso usar a seu favor o crescimento do mercado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *