Caminhar Engorda?

Caminhada Emagrece?

caminhada-emagrece-ou-engorda

Essa é pros gordinhos de plantão, e sim, eu sei que apelei ao escolher a imagem da capa do post, mas tá valendo! Decidi que em 2015 vou entrar numa de “100% saúde”, e então criei essa categoria pra falar aqui no blog! É nóis!

Em torno de 98% das pessoas que desejam emagrecer e praticam atividades físicas não o conseguem, as razões para esse fato podem estar relacionadas à atividade aeróbia praticada por esse grupo de pessoas.

Surpreendentemente, após a realização de pesquisas aprofundadas feitas por pesquisadores renomados, descobriu-se que o treinamento aeróbio de longa duração tem efeito contrário ao pretendido, ou seja, leva o praticante a engordar ao invés de emagrecer.

É importante sabermos que, para que ocorra a queima de gordura, há pelo menos dois fatores de suma importância.

Primeiramente é essencial que o aumento do metabolismo de repouso, fazendo com que este acelere após o encerramento de um treinamento intenso, ou ainda durante o sono. Isso porque, após o treino, o metabolismo continuará agindo, proporcionando a continuidade do processo de queima de calorias no organismo.

De igual modo, além de acelerar o metabolismo de repouso, outro fator essencial para que ocorra a queima de gordura é a diminuição do quociente respiratório, que corresponde à forma como o organismo absorve substratos, como oxigênio e gás carbônico.

População de obesos

Segundo estudos do National Institute of Health, agência governamental do departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, foi comprovado que 80% dos americanos que treinam durante 1 ano conseguem eliminar no máximo 2 kg de peso. Sabe-se que o grau de obesidade nos Estados Unidos vem aumentando com o decorrer dos anos, levando-os a figurarem como uma superpopulação de obesos.

De forma preocupante, o Brasil segue na mesma tendência dos Estados Unidos no que se refere à obesidade. Estatísticas revelam que o país já é o segundo do mundo quanto ao número de academias, o que paradoxalmente não impede que o número de obesos siga aumentando, e que, segundo dados do IBGE, a obesidade no país caminhe para se tornar uma epidemia.

O curioso é que além do aumento no número de academias no país, há também um aumento nas ofertas de alimentos saudáveis, e ainda assim a população não consegue emagrecer, o que leva ao questionamento das razões que levam a esse tipo de situação.

HIIT

Uma técnica desenvolvida há algum tempo por pesquisadores teve como resultado a afirmação de que o emagrecimento só é possível através da realização de atividade física intensa e intervalada e não aeróbia. Portanto, estaria equivocada a tese de que para emagrecer é necessária a prática de atividade aeróbia.

Com o Treino Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) é possível emagrecer com treinamentos diários de 4 a 12 minutos de duração. Esse tipo de atividade para emagrecimento vem a ser um bom aliado àquelas pessoas que:

  • Não dispõem de tempo para os treinos.
  • Estejam desmotivadas sem saber por onde começar o treino.
  • Devido à ansiedade acabem desistindo do programa de emagrecimento que adotaram.
  • Não fazem ideia do que devem comer para associar potencializar esse programa.

Por que é tão difícil emagrecer?

Em 1973, uma pesquisa realizada por Askew, com ratos em laboratório, evidenciou que os animais submetidos a caminhadas em esteiras por 2 horas seguidas, durante 5 dias na semana, tinham uma síntese de gordura no tecido adiposo da ordem de 59%, além de provocar também o aumento de 16% de síntese de gordura no coração.

Em outro estudo mais recente, de 1995, mulheres divididas em três grupos foram confinados em uma casa, dos quais um dos grupos não deveria fazer qualquer atividade física, apenas alimentar-se normalmente, o segundo grupo deveria alimentar-se sob uma dieta específica e realizar caminhadas, e o terceiro grupo era o dos indivíduos que treinavam sem seguir uma dieta específica.

Curiosamente a média de mulheres do segundo grupo, ou seja, aquele que treinava e seguia uma dieta específica, apresentou um aumento de 1,4 kg em 30 semanas.

A razão para que o ganho de peso seja favorecido está relacionada ao fator genético, cuja programação biológica remonta a pré-história, quando o homem precisava caminhar para obter seu alimento por meio da caça. Nessa época, quando o homem conseguia abater um animal de grande porte, passava um tempo apenas alimentando-se até que fosse necessário novamente capturar um novo animal. E por conta de períodos prolongados de inatividade devido a disponibilidade de suprimento, o organismo humano foi adaptando-se de forma a absorver reservas de gordura para uso posterior.

Portanto, o DNA humano ainda mantém essa programação genética em função de ainda realizarmos exercícios, mesmo que mais simples, como uma simples caminhada ou corrida. Dessa forma, é compreensível que o corpo enfrente dificuldades para perder peso apenas com a prática dessas atividades de caminhada ou corrida.

O emagrecimento baseado apenas nesses dois exercícios pode ocorrer, desde que associados a uma boa dieta e treinos intensos. Porém, o organismo possui um sistema de supercompensação, que faz com que seja estocada gordura no corpo após perdê-la em treinos convencionais, como caminhada e corrida.

Portanto, o que interfere no desempenho da eliminação de gorduras no organismo é o fato do corpo atingir um patamar de peso que é, de certa forma, fixado como padrão, baseado no qual o sistema metabólico busca mantê-lo dentro desse nível, repondo sistematicamente as perdas que venham a ocorrer quando da prática de atividades físicas convencionais, não intensas.

Assim sendo, é possível que a pessoa ocupe duas ou três horas diárias na academia sem que ocorra a queima de gordura. Com o HIIT essa eliminação de gordura é plenamente possível, conforme já comprovado através do relato de pessoas que trocaram o treinamento aeróbio pelo HIIT, levando-as a atingirem resultados fantásticos de maneira mais eficiente, conseguindo finalmente um corpo saudável e com menos gorduras.

Leia o artigo a seguir, para conferir uma excelente dieta saudável para emagrecer.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *