15 Mitos e Verdades sobre Alopecia e a Boa Saúde Capilar

1) Pantogar faz crescer os cabelos

Sim… ou não! Calma aê, vou explicar! Primeiramente devemos definir se o fio de cabelo em questão está morto, ou seja, se o indivíduo perdeu de vez aquele fio e ele não irá mais voltar, ou se estamos falando de um fio vivo, e o intuito é apenas fazê-lo crescer mais rápido.

Para o primeiro caso, visite o site a seguir, e descubra um repertório de remédios que façam o cabelo crescer. Já com relação ao segundo caso, alguns remédios afirmam estimular o crescimento mais rápido dos fios, o Pantogar é um deles, e há vários depoimentos espalhados pela internet de pessoas que tiveram bons resultados, porém, também há feedbacks negativos, ou seja, pessoas que não sentiram mudança alguma em seu tratamento com Pantogar. De acordo com seu fabricante, o Pantogar influencia no crescimento de cabelos e unhas. Agora se o tratamento vai realmente valer a pena para você, isso é bastante subjetivo! Mas vale a pena fazer o teste.

pantogar-caixa

2) Boné faz cair cabelo

Mito! Na verdade, trata-se mais de uma coincidência, pois há muitos usuários de bonés que têm genética positiva para a calvície e acabam creditando o feito ao uso desse acessório, que, apesar de contribuir para um sensível aumento de sudorese e oleosidade, não deixa o indivíduo careca.

3) Lavar o cabelo todo dia faz mal

Definitivamente não! A lavagem do cabelo interfere na estética dos fios, mas não em suas vidas. Portanto, a lavagem diária está liberada.

4) Água quente faz mal para o cabelo

Verdade! Sabe-se que a água quando muito quente pode contribuir para a dermatite e caspa, o que não é bom para a saúde capilar. Portanto, o mais adequado é utilizar água morna ou fria na hora de lavar o cabelo.

5) A alimentação influi na saúde dos fios

Pura verdade! Uma alimentação balanceada ajuda o organismo e é essencial para a saúde. Quando o indivíduo está bem, o mesmo vale para o seu cabelo. Assim, se a alimentação é adequada, não há necessidade de se usar vitaminas para o cabelo. As exceções dizem respeito aos pacientes que se submeteram à cirurgia bariátrica, ou àqueles que emagreceram significativamente devido à adoção de dietas. Nestes casos, o ideal é usar polivitamínicos ou produtos que promovam estímulo capilar. Por outro lado, quem tem uma boa alimentação não precisa consumir suplementos especiais.

bebe-careca6) Filho de careca, careca será

Mentira! A hereditariedade é uma das causas da calvície, e prevalece com mais frequência entre os homens, porém, vale frisar que o fato do indivíduo ter um pai calvo não significa, necessariamente, que, no futuro, ele também terá calvície. Ademais, atualmente a tricologia dispõe de recursos eficazes para a realização de diagnósticos precoces.

7) Cirurgias podem fazem cair o cabelo

Verdade! A queda, normalmente, advém de problemas clínicos, que podem ser hormonais, ou relacionados a determinados procedimentos, como lipoaspirações e gastroplastias. A lipoaspiração suga gorduras, e juntamente com elas são sugados sais minerais e nutrientes essenciais para a nutrição dos cabelos, como o ferro (metal extremamente importante para manter os fios nutridos).

As pessoas devem tomar cuidado com relação à cirurgia gástrica (gastroplastia), pois muitas vezes ela é feita com indicações puramente embasadas em conceitos estéticos. A gastroplastia simula uma síndrome de má-absorção, caracterizada por alimentos que não são absorvidos. Logo, ela faz com que o indivíduo se alimente pouco, o que também poderá gerar uma repercussão direta sobre o cabelo.

8) Dietas restritivas fazem mal o cabelo

Verdade! A adoção de dietas restritivas deixa o organismo pobre em nutrientes essenciais para a boa saúde capilar. O cabelo precisa de ferro, proteína, cálcio, magnésio, e zinco. Diante disso, as pessoas imaginam que basta repor esses nutrientes de maneira compensatória por meio de suplementos, o que pode ser um equívoco. O excesso de vitaminas pode, inclusive, sobrecarregar o fígado. Portanto, as pessoas devem ter cuidado com a automedicação.

9) Menopausa e pós-parto fazem cair os cabelos

True story! Na mulher, a queda de cabelo pode surgir após alguns momentos pontuais, como após a primeira menstruação (menarca), depois da gravidez, durante o climatério (período que antecede a menopausa) e na menopausa propriamente dita. Se a genética não for determinante, a menopausa não proporcionará queda de cabelo, haja vista a enorme quantidade de mulheres com 70, 80 ou 90 anos que possuem muito cabelo.

Já na gestação, o cabelo tende a se tornar bonito, tudo graças aos hormônios envolvidos nesse processo. Quando o bebê nasce, existe uma readequação hormonal quando da eliminação da placenta, que é o órgão nutriente do bebê. É neste momento que os cabelos começam a cair, porém, essa queda é reversível na maior parte dos casos.

10) Aplique faz cair o cabelo

Fato! Cada fio de cabelo é sustentado por um músculo. Logo, sempre que um peso for acrescido, poderão ocorrer danos musculares e consequente perda dos fios. Assim, qualquer tipo de acessório usado para alongar o cabelo deve ser evitado. O uso de apliques pode provocar uma perda de cabelo irreversível, seja o modelo que utiliza cola ou outros fixados de outra maneira. A situação poderá se agravar ainda mais quando os cabelos estiverem molhados.

11) Chapinha faz mal para o cabelo

Verdade verdadeira! A “chapinha” consiste em duas chapas quentes, e seu uso apresenta dois problemas principais: tração e queima dos fios, pois a “chapinha” pode atingir até 300º centígrados.

12) Prender o cabelo faz mal

Yes! O uso de “piranhas”, elásticos, tiaras ou qualquer acessório que vise prender o cabelo também não é recomendado. O ideal é manter os fios soltos.

13) Usar secador pode fazer mal para o cabelo

Pode sim! A mulher pode fazer escova progressiva ou normal, desde que o secador seja mantido a 30 cm da cabeça e numa temperatura média. Em um dia quente, é aconselhável usar secador com ar frio. Ademais, vale lembrar que as maiores causas de formação de pontas duplas no cabelo é o uso do ar quente do secador e à exposição solar.

14) Água do mar faz mal para o cabelo

For sure! As pessoas podem tomar banho de piscina e de mar normalmente. Porém, ao sair da água marinha é recomendável lavar-se com água doce, visando remover os cristais salinos, que, na prática, agem como uma micro lente de aumento, logo, podem maximizar as chances dos cabelos serem queimados por raios solares. É por essa razão que os fios ficam amarelados, principalmente os cabelos brancos.

Fonte: https://www.leetdoc.com/br/queda-de-cabelo/

Gostou do artigo? Algo não ficou claro? Tem mais alguma dúvida sobre o tema? Deixe seu comentário aqui e me deixe mais feliz!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *